Novidades

SEDAÇÃO CONSCIENTE

Diante da evolução das soluções anestésicas locais, técnicas e equipamentos odontológicos e o uso em conjunto de suporte medicamentoso, atualmente os procedimentos clínicos tornaram-se muito mais confortáveis para o paciente.

O controle do estresse e ansiedade em Odontologia pode ser feito através de duas formas: pela administração de medicamentos ansiolíticos por via oral (benzodiazepínicos) ou,  através da utilização da via respiratória superior, onde se inala uma mistura dos gases óxido nitroso/oxigênio.

Mais conhecida como sedação consciente, foi padronizada com todos os sistemas de segurança em 1950 pela Associação Americana de Odontologia (ADA).

A sedação consciente com óxido nitroso é uma técnica de sedação leve, muito segura e permite que o paciente diminua seu grau de ansiedade. A eliminação deste gás ocorre minutos depois de haver cessado sua administração.

Outra grande vantagem do Óxido Nitroso é que ele não causa anestesia geral. O paciente permanece consciente, mantendo sua capacidade de comunicação, sendo que não dispensa a realização de anestesia convencional.

 

 

sedação consciente