Tratamentos

DISFUNÇÃO TEMPORAMANDIBULAR

Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial (DOF)

Esta disfunção ocorre numa articulação que fica logo a frente do ouvido, que se colocarmos os dedos poderemos escutar estalos ou sentir dor.

Pacientes que rangem (bruxismo) ou que apertam os dentes ( apertamento) também podem desenvolver problemas na articulação. Quando não tratados, esses problemas podem levar a desordens articulares assim como desgaste excessivo dos dentes, perfuração do disco articular, degeneração do disco, ropimento dos ligamentos.

Ausências dentárias também podem comprometer a saúde dessa articulação. Assim, através da reabilitação oral, é possível evitar danos maiores.

ATM é a abreviação de ArticulaçãoTemporoMandibular. Essa articulação é responsável por todos os movimentos que você faz com sua boca, existindo uma em cada lado da face (em frente a cada orelha). É através desta articulação que conseguimos comer, engolir, mastigar, bocejar e falar.

 

DTM é a abreviação de disfunção temporomandibular e serve para designar a doença na articulação temporomandibular (ATM) e nos músculos que fazem esses movimentos da boca.

As pessoas com DTM possuem os principais sinais : ruídos articulares do tipo estalido ou crepitação, dor à palpação nos músculos da mastigação e nos músculos cervicais.

Os sintomas mais comumente relatados são: dores faciais, dor na ATM que pode simular dor de ouvido, fadiga ou cansaço muscular após refeições ou ao acordar, estalos, sensibilidade nos dentes e dores de cabeça.

 

DTM